Futsal feminino

         1ª concentração de Futsal - 2019
As equipas de Futsal dos escalões de iniciados e juvenis femininos, participaram em concentrações nos dias 11 e 13 de dezembro de 2018 e 22 e 25 de janeiro de 2019. Destaca-se o empenho que as atletas têm nos treinos o que se reflete na evolução do jogo praticado, em especial da equipa de Iniciados femininos que, nas suas concentrações, obteve resultados bastante positivos com vária vitórias. De realçar ainda o trabalho de formação que é realizado na escola, na modalidade de Futsal, no género feminino, com a dinamização dois escalões.
         

2ª concentração de Futsal - Iniciadas 
Realizou-se no dia 1 de março de 2018, na EB da Pampilhosa, a segunda concentração de futsal no escalão de iniciados femininos, com a participação das Escolas Básicas da Gafanha de Encarnação (EBGE), Escola Básica de Vilarinho do Bairro (EBVB) e Escola Secundária da Pampilhosa (ESP).
A equipa da ESAP no único jogo que realizou, com a escola da Pampilhosa obteve uma derrota por 6 golos.

De salientar que as alunas participantes demonstraram a aquisição de conteúdos transmitidos nos treinos, deixando boas indicações para o futuro próximo e a médio prazo.



            Futsal - Juvenis femininas
Realizou-se no dia 14 de Dezembro, a 1ª concentração de Futsal, no escalão de juvenis femininos, com a participação das seguintes escolas: Escola Secundária de Adolfo Portela (ESAP), Escola Secundária de Anadia (ESA), Escola Secundária de Oliveira do bairro (ESOB) e Escola Secundária Marques de Castilho (ESMC). A ESAP realizou os seguintes jogos tendo obtido os seguintes resultados: ESAP X ESOB - 2X2 e ESAP x ESMC - 11x2.
Este evento, que decorreu no pavilhão da ESAP, contou ainda com a colaboração de cinco alunos que desempenharam tarefas de arbitragem, secretariado e cronometragem.
Parabéns!

A ESAP agradece aos alunos participantes nas atividades!


               Futsal - Iniciadas femininas
 Realizou-se no dia 11 de dezembro, na EB de Vilarinho do bairro, a 1ª Concentração de Futsal, no escalão de iniciadas femininas, com a participação das Escolas Básicas da Gafanha de Encarnação (EBGE), Vilarinho do Bairro (EBVB) e Pampilhosa (EBP).
A equipa da ESAP realizou dois jogos, tendo sido derrotada, por 24-0, pela EBGE, e vencido a EBVB por 7-2. No primeiro jogo, a equipa da ESAP, constituída maioritariamente por alunas do 7º ano, a competirem pela primeira vez, revelou bastantes dificuldades perante uma equipa muito experiente, com alunas provenientes do desporto federado e pertencentes ao 9º ano.
No segundo jogo, a equipa da ESAP já competiu com atletas do seu escalão etário, o que permitiu um maior equilíbrio na competição. De salientar que as alunas participantes demonstraram a aquisição de conteúdos abordados nos treinos, deixando boas indicações para o futuro próximo e a médio prazo.



    

       Futsal em 4º lugar no Campeonato Regional


Realizou-se no dia 5,6 e 7 de Maio de 2017, na Marinha Grande, em Leiria, o Campeonato Regional de Desporto Escolar. A Escola Secundária Adolfo Portela esteve presente na modalidade de Futsal, na categoria de juvenis Femininos, em representação do distrito de Aveiro.
Na competição que teve como objetivo apurar o Campeão Regional da Direção Geral de Serviços do Centro, a ESAP realizou três jogos, tendo perdido com o Agrupamento de Escolas da Lousã, representante de Coimbra (3-0) e empatado com as escolas secundárias de Nelas de Viseu (4-4) e da Sé, da Guarda (1-1). Neste último jogo houve necessidade de recorrer a prolongamento e posteriormente à marcação de pontapés de grande penalidade, onde a equipa da ESAP viveu momentos emocionantes, acabando de levar por vencida a Escola Secundária da Guarda.
Com os resultados alcançados a ESAP atingiu o 4º lugar do referido Campeonato.
Na competição participaram seis equipas, cada uma representativa dos vários distritos da região centro (Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria e Castelo Branco). De referir que as equipas eram constituídas, na sua maioria, por atletas que jogavam Futebol ou Futsal a nível federado e a ESAP apenas apresentou atletas não federados pelo que, a classificação atingida, tem uma enorme importância para este conjunto de alunas e para a escola.

 Salienta-se ainda que o árbitro que a ESAP apresentou, para esta competição, foi escolhido para arbitrar o jogo da final, como resultado das avaliações positivas, realizadas pelos professores das outras escolas, nos vários jogos que arbitrou.


Professor - Hélder Nolasco 
Atletas - Beatriz Coimbra, Tatiana Dias, Juliana Simões, Nailya, Bia Pereira,  Micaela Dias, Raquel Costa, Joana Marques, Beatriz Rodrigues, Beatriz Nogueira, Tatiana Santos, e Cristiana Magalhães. 
Árbitros- Filipe Rodrigues e Carlos Vidal



          Futsal da ESAP Campeão Distrital

Realizou-se no dia 21 de Abril, em Oliveira do Bairro, a fase final, distrital, de Futsal, na categoria de juvenis femininos. Neste encontro, que apurava o Campeão distrital da CLDE de Aveiro, estiveram em competição a Escola Secundária Adolfo Portela, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, a escola Secundária de Estarreja e o Agrupamento de Escolas José Estevão. Nos dois jogos realizados a ESAP venceu tendo obtido os seguintes resultados:


Jogo 1 (meia final)
 Escola Secundária de Estarreja x Escola Secundária de Adolfo Portela (1X3)

Jogo 2 (Final)
Escola Básica e Sec. de Oliveira do Bairro x Escola Secundária de Adolfo Portela (3X5)

          Com as vitórias obtidas a ESAP sagrou-se Campeã Distrital e conquistou o direito de representar a CLDE de Aveiro, no Campeonato Regional da Direção Regional de EDucação do Centro que irá decorrer nos próximos dias 5, 6 e 7 de Maio, na Marinha Grande. Nesta competição a ESAP irá defrontar as representantes das CLDE da Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Leiria e tentar o apuramento para os Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar.

          O clube de Futsal da ESAP iniciou apenas este ano a sua atividade mas o empenho e motivação das alunas, ao nível do treino, tem-se vindo a refletir na qualidade de jogo apresentada e, consequentemente, nos resultados atingidos.




 3ª concentração de Futsal - Juvenis femininos

 Realizou-se no dia 03 de março, em Oliveira do Bairro, a III concentração de Futsal, na categoria de juvenis Femininos e com a participação das seguintes escolas: Escola Secundária de Adolfo Portela, Agrupamento de escolas de Oliveira do Bairro, Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga e a Escola Básica e Secundária de Anadia. A escola Adolfo Portela realizou dois jogos, com os seguintes resultados:

Jogo 1
Escola básica e Secundária de Sever do Vouga x ES Adolfo Portela (0X9)

Jogo 2
Agrupamento de escolas de Oliveira do Bairro x ES Adolfo Portela (4x2)

De registar o grande empenho e a evolução que o conjunto de alunas tem demonstrado, ao nível do jogo e de comportamentos, a ter em competição.
Com estes resultados a equipa da ESAP esta apurada para a fase final distrital que vai decorrer, no dia 21 de abril, em Oliveira do Bairro.


     2ª concentração de Futsal - Juvenis femininos
Realizou-se no dia 09 de Janeiro em Sever do Vouga a II concentração de Futsal, na categoria de juvenis Femininos e com a participação das seguintes escolas: Escola Secundária de Adolfo Portela, Agrupamento de escolas de Oliveira do Bairro, Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga e a Escola Básica e Secundária de Anadia. As alunas que têm vindo a demonstrar um grande empenho e evolução realizaram dois jogos, com os seguintes resultados:

Jogo 1
Escola básica e Secundária de Sever do Vouga x Escola Secundária de Adolfo Portela (2X13)
Jogo 2

Escola Básica e Secundária de Anadia x Escola Secundária de Adolfo Portela (0x12)



1ª concentração de Futsal - Juvenis femininos

Realizou-se no dia 16 de Novembro de 2016, em Anadia a 1ª concentração de Futsal, na categoria de juvenis Femininos, com a participação das seguintes escolas: Escola Secundária de Adolfo Portela, Agrupamento de escolas de Oliveira do Bairro, Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga e a Escola Básica e Secundária de Anadia. De referir que este escalão passou a existir este ano letivo, com um grande empenho das participantes ao nível do treino o que se veio a refletir nos resultados da competição e na qualidade do jogo apresentada. A escola Adolfo Portela realizou dois jogos, com os seguintes resultados:

Jogo 1
Agrup. de escolas de Oliveira do Bairro x E. S. de Adolfo Portela (2X3)

Jogo 2
Escola Básica e Secundária de Anadia x E. S. de Adolfo Portela (3x8)