Futsal feminino

       Futsal em 4º lugar no Campeonato Regional


Realizou-se no dia 5,6 e 7 de Maio na Marinha Grande, em Leiria, o Campeonato Regional de Desporto Escolar. A Escola Secundária Adolfo Portela esteve presente na modalidade de Futsal, na categoria de juvenis Femininos, em representação do distrito de Aveiro.
Na competição que teve como objetivo apurar o Campeão Regional da Direção Geral de Serviços do Centro, a ESAP realizou três jogos, tendo perdido com o Agrupamento de Escolas da Lousã, representante de Coimbra (3-0) e empatado com as escolas secundárias de Nelas de Viseu (4-4) e da Sé, da Guarda (1-1). Neste último jogo houve necessidade de recorrer a prolongamento e posteriormente à marcação de pontapés de grande penalidade, onde a equipa da ESAP viveu momentos emocionantes, acabando de levar por vencida a Escola Secundária da Guarda.
Com os resultados alcançados a ESAP atingiu o 4º lugar do referido Campeonato.
Na competição participaram seis equipas, cada uma representativa dos vários distritos da região centro (Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria e Castelo Branco). De referir que as equipas eram constituídas, na sua maioria, por atletas que jogavam Futebol ou Futsal a nível federado e a ESAP apenas apresentou atletas não federados pelo que, a classificação atingida, tem uma enorme importância para este conjunto de alunas e para a escola.

 Salienta-se ainda que o árbitro que a ESAP apresentou, para esta competição, foi escolhido para arbitrar o jogo da final, como resultado das avaliações positivas, realizadas pelos professores das outras escolas, nos vários jogos que arbitrou.


Professor - Hélder Nolasco 
Atletas - Beatriz Coimbra, Tatiana Dias, Juliana Simões, Nailya, Bia Pereira,  Micaela Dias, Raquel Costa, Joana Marques, Beatriz Rodrigues, Beatriz Nogueira, Tatiana Santos, e Cristiana Magalhães. 
Árbitros- Filipe Rodrigues e Carlos Vidal



          Futsal da ESAP Campeão Distrital

Realizou-se no dia 21 de Abril, em Oliveira do Bairro, a fase final, distrital, de Futsal, na categoria de juvenis femininos. Neste encontro, que apurava o Campeão distrital da CLDE de Aveiro, estiveram em competição a Escola Secundária Adolfo Portela, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, a escola Secundária de Estarreja e o Agrupamento de Escolas José Estevão. Nos dois jogos realizados a ESAP venceu tendo obtido os seguintes resultados:


Jogo 1 (meia final)
 Escola Secundária de Estarreja x Escola Secundária de Adolfo Portela (1X3)

Jogo 2 (Final)
Escola Básica e Sec. de Oliveira do Bairro x Escola Secundária de Adolfo Portela (3X5)

          Com as vitórias obtidas a ESAP sagrou-se Campeã Distrital e conquistou o direito de representar a CLDE de Aveiro, no Campeonato Regional da Direção Regional de EDucação do Centro que irá decorrer nos próximos dias 5, 6 e 7 de Maio, na Marinha Grande. Nesta competição a ESAP irá defrontar as representantes das CLDE da Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Leiria e tentar o apuramento para os Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar.

          O clube de Futsal da ESAP iniciou apenas este ano a sua atividade mas o empenho e motivação das alunas, ao nível do treino, tem-se vindo a refletir na qualidade de jogo apresentada e, consequentemente, nos resultados atingidos.




 3ª concentração de Futsal - Juvenis femininos

 Realizou-se no dia 03 de março, em Oliveira do Bairro, a III concentração de Futsal, na categoria de juvenis Femininos e com a participação das seguintes escolas: Escola Secundária de Adolfo Portela, Agrupamento de escolas de Oliveira do Bairro, Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga e a Escola Básica e Secundária de Anadia. A escola Adolfo Portela realizou dois jogos, com os seguintes resultados:

Jogo 1
Escola básica e Secundária de Sever do Vouga x ES Adolfo Portela (0X9)

Jogo 2
Agrupamento de escolas de Oliveira do Bairro x ES Adolfo Portela (4x2)

De registar o grande empenho e a evolução que o conjunto de alunas tem demonstrado, ao nível do jogo e de comportamentos, a ter em competição.
Com estes resultados a equipa da ESAP esta apurada para a fase final distrital que vai decorrer, no dia 21 de abril, em Oliveira do Bairro.


     2ª concentração de Futsal - Juvenis femininos
Realizou-se no dia 09 de Janeiro em Sever do Vouga a II concentração de Futsal, na categoria de juvenis Femininos e com a participação das seguintes escolas: Escola Secundária de Adolfo Portela, Agrupamento de escolas de Oliveira do Bairro, Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga e a Escola Básica e Secundária de Anadia. As alunas que têm vindo a demonstrar um grande empenho e evolução realizaram dois jogos, com os seguintes resultados:

Jogo 1
Escola básica e Secundária de Sever do Vouga x Escola Secundária de Adolfo Portela (2X13)
Jogo 2

Escola Básica e Secundária de Anadia x Escola Secundária de Adolfo Portela (0x12)



1ª concentração de Futsal - Juvenis femininos

Realizou-se no dia 16 de Novembro de 2016, em Anadia a 1ª concentração de Futsal, na categoria de juvenis Femininos, com a participação das seguintes escolas: Escola Secundária de Adolfo Portela, Agrupamento de escolas de Oliveira do Bairro, Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga e a Escola Básica e Secundária de Anadia. De referir que este escalão passou a existir este ano letivo, com um grande empenho das participantes ao nível do treino o que se veio a refletir nos resultados da competição e na qualidade do jogo apresentada. A escola Adolfo Portela realizou dois jogos, com os seguintes resultados:

Jogo 1
Agrup. de escolas de Oliveira do Bairro x E. S. de Adolfo Portela (2X3)

Jogo 2
Escola Básica e Secundária de Anadia x E. S. de Adolfo Portela (3x8)