Histórico

O Clube de desporto escolar da Escola Secundária Adolfo Portela, reiniciou a sua atividade, após alguns anos de interrupção, no ano letivo de 2008/2009
Andebol Feminino

Através do seu grupo/equipa de Andebol, no escalão de juvenis femininos, a ESAP conquistou, vários títulos. 
No seu ano de estreia, 2008/2009, a equipa de Andebol conquistou todos os títulos nacionais e internacionais – Campeão Regional e Nacional – e, a nível internacional, nos jogos da FISEC (Federation  Internacional Sportive de l’Enseignement Catholique), o primeiro lugar, conquistando a medalha de ouro.

O ano letivo de 2009/2010 foi também recheado de êxitos. Para além dos títulos nacionais conquistados -  Campeão Regional e Nacional – a nível internacional, conquistou a medalha de bronze nos Jogos da FISEC. Ainda neste mesmo ano letivo, e no mesmo âmbito, apurou-se para o Campeonato do Mundo Escolar (ISF), tendo obtido um expressivo 8º lugar, uma das melhores classificações de sempre do Andebol feminino escolar. Ainda neste ano letivo, a ESAP foi distinguida com o prémio "Internacional", na Gala anual do Desporto Escolar.
Nos anos letivos de 2010/2011 e 2011/2012 conquistou novamente os títulos de Campeão Regional e Nacional.
Nos anos mais recentes, a ESAP continuou a conquistar mais alguns títulos e a apurar-se, sucessivamente, para os Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar.
  
Ano letivo
Classificação / Título conquistado
2015/16
Campeã Nacional
Campeã Regional
2014/15
5ª classificada no Campeonato Nacional
Campeã Regional
2013/14
3ª classificada no Campeonato Nacional
Campeã Regional
2012/13
2ª Classificada no Campeonato Nacional
Campeã Regional
2011/12
2010/11
Campeã Nacional
Campeã Regional
2009/10
8º lugar no Campeonato do Mundo Escolar (ISF)
3º lugar nos jogos da FISEC
Campeã Nacional
Campeã Regional
2008/09
1º lugar nos jogos da FISEC
Campeã Nacional
Campeã Regional



Ténis
Através do grupo/equipa de Ténis, a ESAP conquistou o título de Campeão Regional e Nacional no ano de 2014/2015.




Futsal masculino

Através do grupo/equipa de Futsal, no escalão de juvenil, a ESAP conquistou os títulos de Campeão Regional nos anos de 2009/2010 e 2010/2011.



Desportos Gímnicos

Através do seu 
grupo/equipa de Desportos Gímnicos, a ESAP conquistou, também vários títulos. Entre os diversos títulos de campeão e vice-campeão alcançados pelo grupo/equipa da ESAP, nas Fases Finais locais, Regionais e Nacionais, nomeadamente nas categorias de Ginástica de Grupo, Ginástica Artística e Ginástica Acrobática, destacam-se os seguintes:
No ano letivo de 2002/2003 a ESAP estreou-se no Desporto Escolar, conquistando os títulos de 
Campeã Nacional na categoria de Ginástica Artística Feminina e Vice -Campeã Nacional na categoria de Ginástica de Grupo. Esteve presente na 12.ª GymnaEstrada Mundial – Campeonato Mundial de Ginástica de Grupo, realizada em Lisboa e, ainda, na I Gala Nacional do Desporto Escolar. Integrou, numa participação internacional, a comitiva da Federação Portuguesa de Ginástica.
No ano letivo 2003/2004 continuou na senda dos êxitos, tendo conquistado os títulos de 
Campeã Nacional na categoria de Ginástica de Grupo e Vice -Campeã em Ginástica Artística Masculina. Esteve presente no 4th EuroGym – Festival Europeu de Ginástica de Grupo, em Jyväskylä, na Finlândia e integrou, novamente, a comitiva da Federação Portuguesa de Ginástica numa participação internacional. Esteve também presente na II Gala Nacional do Desporto Escolar. Ainda durante este ano, e a convite do coordenador nacional de Desporto Escolar, esteve presente no programa televisivo da RTP1 - "Deixem brincar as crianças".
No ano letivo 2004/2005 foi 
Vice-Campeã Nacional de Trios Masculinos na categoria de Ginástica Acrobática. Esteve novamente presente na III Gala Nacional do Desporto Escolar.