Ténis

Segunda concentração 2019 - Águeda

Mariana Ferreira e David Gomes em destaque

Realizou-se no passado dia 25 de Fevereiro, a segunda concentração de Ténis, no Clube de Ténis de Águeda, organizado pela Escola Básica 2/3 de Valongo do Vouga.
Num esplendoroso dia de sol, os participantes de cinco escolas (Escola Básica e Secundária de Anadia, Escola Secundária da Mealhada, Escola Secundária de Vouzela, Escola Básica 2/3 ciclos de Valongo do Vouga e da ESAP), tiveram a oportunidade de nos presentear com as suas prestações.
Uma vez mais, os alunos da ESAP evidenciaram-se pelo seu talento, vencendo a competição, destacando-se os alunos, Mariana Ferreira, do 7ºB e  David Gomes  – aluno do Agrupamento de Escolas do Eixo com a qual a ESAP estabeleceu protocolo. Com estes resultados a ESAP irá novamente marcar presença no Campeonato Regional da modalidade, e tentar conquistá-lo pela quinta vez consecutiva.
Convém salientar o excelente “fair-play” e o salutar convívio que se verificou-se ao longo de toda competição.
Para terminar, queremos agradecer mais uma vez ao Clube de Ténis de Águeda e ao seu Técnico, Professor Fernando Vilela, toda a disponibilidade, empenho, dedicação e colaboração que tem tido com a ESAP…
PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES…




Segunda concentração - Águeda


Claúdio Almeida, David Gomes e Tomás Loureiro em destaque

Realizou-se no passado dia 21 de Fevereiro, a 2ª concentração de Ténis no Clube de Ténis de Águeda, organizado pela nossa ESAP.
Num fantástico dia de sol, os participantes oriundos de três escolas, tiveram a oportunidade de disfrutar de belos momentos de Ténis e de nos deliciar com as suas prestações.
Destacam-se pela qualidade, os excelentes desempenhos dos alunos Claúdio Almeida, do 8B, Tomás Loureiro, do 7F e David Gomes, aluno do Agrupamento de Escolas do Eixo, com a qual a ESAP estabeleceu protocolo.
Com a presença de alunos da Escola Secundária da Estarreja, Escola Básica 2º e 3º ciclos de Valongo do Vouga e da ESAP, verificou-se ao longo da competição um excelente fairplay entre todos os alunos e um salutar convívio desportivo.
Resta agradecer mais uma vez ao Clube de Ténis de Águeda toda a disponibilidade, empenho, dedicação e colaboração que tem tido com a nossa escola…
PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES…
PARABÉNS ESAP…




Ténis campeão regional de iniciados e juvenis

Decorreu nos dias 2 e 3 de junho, em Castelo Branco, o Campeonato Regional de Ténis - Desporto Escolar.
As equipas dos escalões de juvenis e iniciados da Escola Secundária Adolfo Portela venceram, pela terceira vez consecutiva, a prova anteriormente referida, tendo-se ambas sagrado Campeãs Regionais.
A equipa de juvenis constituída por Rodrigo Almeida, Marta Simões e Gonçalo Folhas, defrontou as equipas representantes das escolas, Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, de Castelo Branco, Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, de Cantanhede e Escola Secundária de Vouzela, tendo vencido todos os encontros realizados.
A equipa de iniciados constituída por Gonçalo Roque da Cunha, Cláudio Almeida e Marta Fernandes, defrontou as escolas, Agrupamento de Escolas, Lima-de-Faria, de Cantanhede, Agrupamento de Escolas da Figueira da Foz e Escola Básica Afonso Paiva de Castelo Branco, tendo também vencido todas as partidas. Com este resultado, a equipa de iniciados apurou-se para os Campeonatos Nacionais Escolares que vão decorrer em Lagoa, no Algarve, nos próximos dias 29 e 30 de junho, e 1 e 2 de julho.
Muitos Parabéns a estes verdadeiros CAMPEÕES...




ESAP entra a ganhar

Realizou-se na passada segunda-feira, dia 20 de fevereiro a 1ª concentração de Ténis.
Este torneio decorreu no Clube de Ténis de Águeda que, como tem sido habitual, acolheu carinhosamente este evento. Contou com a presença de 15 alunos da ESAP, 5 do Agrupamento de Escolas da Mealhada, 12 da Escola Básica 2,3 Valongo do Vouga e 14 da Escola Básica e Secundária de Anadia.
Numa fantástica tarde primaveril em que o sol nos brindou durante todo o evento, pudemos assistir a mais uma excelente promoção desta espetacular modalidade. Assim, nunca é demais referir o excelente desempenho e determinação de todos os participantes.
Em relação aos resultados alcançados pelos nossos alunos, destacam-se as prestações da Equipa de Juvenis constituída por Marta Simões 10ºE, Rodrigo Almeida 11ºD e Gonçalo Folhas 10ºD e da Equipa de Iniciados constituída por Claúdio Almeida 7ºB, Marta Fernandes e Gonçalo Cunha (ambos alunos do Colégio Nossa Senhora de Assunção que representam a nossa escola), por conseguirem o apuramento para o Campeonato Regional que irá decorrer em Castelo Branco nos dias 2 e 3 de junho.
Entretanto, a próxima concentração está agendada para o dia 29 de março em Anadia.
Até lá e aqui fica uma curiosidade.

Em junho de 2004, Andy Roddick, entrou para o Livro do Guinness, quando obteve o serviço mais rápido do ténis, a uma velocidade de 246,2 Km/h, no feminino a tenista holandesa Brenda Schultz-McCarthy atingiu 209,17 Km/h no torneio de Cincinnati em 2006.






Ténis da ESAP Bicampeão Regional
Decorreu nos dias 13 e 14 de maio no Clube Escola de Ténis de Cantanhede o Campeonato Regional de Ténis – Desporto Escolar.
Com a participação do Agrupamento de Escolas Afonso Paiva – Castelo Branco, Escola Básica 2º e 3º ciclos Dr Mário Augusto – Alhadas, Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia – Viseu, Instituto Educativo do Juncal – Leiria, Escola Secundária Lima de Faria – Cantanhede e Escola Secundária Adolfo Portela – Águeda, esta fase serviu para apurar os Campeões Regionais de Ténis nos escalões de Iniciados e Juvenis.
A ESAP alcançou o seu objetivo, vencendo a competição, pela segunda vez, tornando-se Bicampeã Regional
Assim, a equipa de Juvenis venceu todas as partidas disputadas, ganhando na fase de grupos ao Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia – Viseu e à Escola Secundária Lima de Faria – Cantanhede por 3–0. Nas meias finais venceu o Instituto Educativo do Juncal – Leiria (3–0) e na final derrotou pelo mesmo resultado a Escola Secundária Lima de Faria – Cantanhede, demonstrando uma grande capacidade e personalidade em toda a competição. Este ano, os Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar não incluem a prova de Ténis em juvenis, pelo que não é possível a defesa do título nacional conquistado no ano anterior, por parte dos alunos Laura Silva (11E), Diogo Quintas (11E) e Rodrigo Almeida (10E).
Na competição de Iniciados, a  equipa constituída pelos alunos Marta Simões ( 9ª), Gonçalo Folhas (9D), Marta Fernandes (8A) e Gonçalo Cunha (8A) (ambos alunos do Colégio Nossa Senhora da Assunção que integram o Clube de Ténis resultante de protocolo estabelecido com essa instituição), não quiseram ficar atrás e conseguiram igualmente vencer categoricamente as equipas adversárias (Escola Básica 2º e 3º ciclos Dr Mário Augusto – Alhadas por 3–0, Agrupamento de Escolas Afonso Paiva – Castelo Branco pelo mesmo score, nas meias finais o Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia – Viseu também por 3–0 e na final a Escola Secundária Lima de Faria – Cantanhede po 2-1). De salientar que esta equipa irá participar no Campeonato Nacional de Ténis a realizar no Alentejo, mais precisamente em Santiago do Cacém, de 22 a 25 de junho.
Este foi, sem dúvida um momento impar de convívio entre todos os alunos destas escolas tendo a ESAP deixado uma marca de excelência em todas as vertentes.
Por fim, é bom relembrar que todos este feitos só são possíveis graças ao primoroso contributo do Clube de Ténis de Águeda, com o qual e ESAP tem parceria, que na pessoa do Professor Fernando Vilela tem vindo a demonstrado toda a sua disponibilidade, alicerçando e projetando o Clube de Ténis da ESAP.
PARABÉNS BICAMPEÕES…




2ª Concentração de Ténis

ESAP apurada para o Campeonato Regional no escalão de Iniciados
Realizou-se no passado dia 8 de Abril, na Escola Básica e Secundária de Anadia, a 2ª concentração de Ténis.
A equipa de iniciados da ESAP, composta pelos alunos Marta Simões, Marta Fernandes, Gonçalo Folhas e Gonçalo Cunha, apurou-se, pela segunda vez consecutiva, para o Campeonato Regional, que irá decorrer em Cantanhede nos próximos dias 13 e 14 de maio.
Nesta competição, a ESAP venceu por 3 – 0 a equipa da Escola Secundária de Estarreja tendo obtido os seguintes resultados:

1º jogo – Singular feminino (4 – 0)
Marta Fernandes (ESAP) / Beatriz Cabral (Estarreja)
2º jogo – Singular masculino (4 – 2)
Gonçalo Cunha (ESAP) / João Santos (Estarreja)
3º jogo – Par misto (5 – 3)
Marta Simões e Gonçalo Folhas (ESAP) / Luís Leite e Beatriz Cabral Estarreja)

De destacar ainda, no escalão de iniciados, a vitória da Marta Simões na prova de singulares femininos e o terceiro lugar do Gonçalo Folhas na prova de singulares masculinos. Para além da equipa de Iniciados, também a equipa de Juvenis constituída pelos nossos Campeões Nacionais Laura Silva, Rodrigo Almeida e Diogo Quintas, se encontra apurada.
Na competição, para além da ESAP, estiveram presentes as escolas Básica e Secundária de Anadia, Secundária da Mealhada, Básica 2º e 3º ciclos de Valongo do Vouga e Secundária de Estarreja que para além do excelente fairplay, demostraram também um bom nível competitivo.



1ª Concentração de Ténis

ESAP apurada para o Campeonato Regional no escalão de Juvenis
Realizou-se no passado dia 3 de fevereiro a 1ª Concentração de Ténis – Desporto Escolar organizada pela ESAP e mais uma vez realizada no Clube de Ténis de Águeda.
Com a presença de 57 alunos de 5 escolas, (Escola Secundária da Mealhada, Agrupamento de Escolas de Estarreja, Escola Básica e Secundária de Anadia, Escola Básica com 2º e 3º ciclos de Valongo do Vouga e a ESAP), pôde-se assistir a um excelente evento que cada vez mais se afirma no Desporto Escolar e que lotou aquele bonito espaço. Foi um dia com um colorido especial: alegria, convívio, animação e competição em que até São Pedro nos presenciou com um magnífico dia de sol.
Quanto a resultados convém destacar mais uma vez a excelente prestação dos nossos alunos, em especial a equipa de Juvenis constituída por: Laura Silva – 11ºD; Diogo Quintas – 11ºD e Rodrigo Almeida- 10ºE, que se apuraram para a Fase Regional da competição. De referir, ainda a vitória alcançada pela equipa de Iniciados constituída por: Marta Simões – 9ºA; Gonçalo Folhas – 9ºD; Marta Fernandes e Gonçalo Cunha (ambos do Colégio Nossa Senhora da Assunção). Os dois últimos alunos embora pertencentes a outra instituição escolar, representam a ESAP de acordo com o protocolo estabelecido entre ambas as instituições de ensino. Com a vitória obtida, estão moias próximos da Fase Regional.
Nas provas de singulares, destaque para a vitória no escalão Iniciados em que, mais uma vez, a ESAP marcou a diferença com excelentes vitórias dos alunos, Marta Simões – 9ºA, no escalão de femininos e do Gonçalo Folhas – 9ºD, no escalão de masculinos.
Destaque ainda para o segundo lugar obtido, no escalão de Infantis, pelo aluno Filipe Vidal – 7ºA que só foi superado na final pelo seu adversário, do agrupamento de Escolas de Estarreja.
Resta agradecer mais uma vez ao Clube de Ténis de Águeda toda a disponibilidade, empenho, dedicação e colaboração que tem vindo a desenvolver  com a ESAP.

PARABÉNS  A TODOS OS NOSSOS ALUNOS… PARABÉNS ESAP…





Ténis da ESAP Campeão Nacional


O Estádio Universitário de Lisboa recebeu as 6 equipas apuradas para o Campeonato Nacional de Ténis do Desporto Escolar com muito sol, calor e algum vento à mistura.
Durante três dias, a competição foi intensa tendo todos os participantes aproveitado para melhorar o seu nível de ténis e para conviverem com colegas de todas as zonas do país.
Os alunos da ESAP começaram por defrontar, na fase de grupos, a Escola Secundária do Cartaxo e o Agrupamento de Escolas de Loureiro (Oliveira de Azeméis), demonstrando um excelente empenho e dedicação, tendo vencido ambas as escolas. Também na meia-final, com a equipa da Escola Secundária Aurélia de Sousa (Porto), com muita luta e garra, obtiveram mais uma vitória. No domingo, realizou-se a final com o Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, de Portimão, onde se previa muito equilíbrio no jogo. Sempre muito disputado e com incerteza no resultado até ao final, os nossos Bravos Alunos conseguiram vencer e convencer.
Eis os Campeões Nacionais de Ténis do Desporto Escolar: Laura Silva, Rodrigo Almeida, Diogo Quintas e Andreia Tavares.


Saliente-se mais uma vez a importância da parceria que a ESAP estabeleceu com o Clube de Ténis de Águeda que, através do seu técnico Fernando Vilela, sempre nos apoiou em todos os momentos…

PARABÉNS CAMPEÕES…
____________________________________

Ténis da ESAP Campeão Regional

Ténis da ESAP no TOPO…
Decorreu no passado dia 1 de maio, no Clube de Ténis de Águeda, o Campeonato Regional de Ténis.
Uma vez que o dia se apresentou bastante chuvoso, obrigou a organização a alterar a realização do evento para o pavilhão do clube.
Durante todo o dia, os nossos alunos defrontaram as seguintes escolas da zona centro do país: A. E. Vouzela/Campia; E.B. Ceira; A.E. Tábua; A.E. Lima de Faria de Cantanhede. Ao longo dos diversos jogos, demonstraram um excelente empenho e dedicação, sagrando-se Campeões Regionais tanto no escalão de Iniciados como no de Juvenis

Os alunos que tão distintamente representaram a ESAP foram: Iniciados – Marta Simões (8ºA); Leonardo Santos (8ºD) e Gonçalo Folhas (8ºD).



Juvenis - Laura Silva (10ºE), Rodrigo Almeida (9ºB) e Diogo Quintas (10ºE), tendo como suplente Andreia Beatriz Tavares (9ºB).



De referir, ainda, a participação dos árbitros Ana Miguel Carvalho (7ºC), Nadine Ragú (7ºC) e Claúdio Almeida (aluno do Agrupamento de Escolas de Águeda que representa a ESAP ao abrigo do protocolo, do Desporto Escolar, entre ambas as escolas)
Saliente-se que sendo este o segundo ano de existência da modalidade, na escola, este é um magnífico resultado.

Mas ainda há mais… Nos dias 14, 15, 16 e 17 de maio, irá decorrer no Estádio Universitário, em Lisboa, o Campeonato Nacional de Ténis do Desporto Escolar, que conta com presença da equipa de Juvenis da Nossa Escola a representar a Região Centro.

PARABÉNS ESAP…


____________________________________

1ª concentração de Ténis

Realizou-se na passada terça-feira, dia 27 de janeiro a 1ª concentração de Ténis – Desporto Escolar na ESAP.
Mais uma vez, o Clube de Ténis de Águeda acolheu calorosamente este evento, que teve a presença de 8 alunos da ESAP, 4 da Escola Secundária da Mealhada, 3 do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades e 13 da Escola Secundária de Vouzela.
Nunca é demais salientar o excelente desempenho e determinação de todos os participantes.
Quanto a resultados destacam-se as excelentes prestações da Laura Silva (ESAP); Mafalda Trindade (ESAP), Claúdio Almeida (ESAP), Rodrigo Cândido (ES Mealhada); Rafael Simões (ES Mealhada).



1ª Concentração de TÉNIS – RESULTADOS
MASCULINO
SINGULARES Masculinos GRUPO A (Iniciado e Infantins B)
Resultados
Participantes
Escalão
J1
J2
J3
J4
J5
J6
J7
Vitórias/
Derrotas

Rodrigo Cândido (Mealhada)
Infantil
B
1

3
3
3
3
3
3
X
6/0
Ruben Lusitano (Mealhada)
Iniciado
2

2
3
0
1
3
X
3
3/4
Ricardo Marques (Vouzela)
Iniciado
3

0
0
0
0
X
0
0
0/6
Pedro Paiva (Vouzela)
Iniciado
4

3
0
0
X
0
2
0
1/5
Vasco Bandeira (Oliveira)
Iniciado
5

3
3
X
3
2
3
3
5/1
Gonçalo Folha
(ESAP)
Iniciado
6

0
X
3
3
3
1
3
4/2
Pedro Pires (Mealhada)
Iniciado
7

X
2
3
1
1
3
0
2/4

Jogos

Jogos
Folga
Jornada 1
1 - 6
2 - 5
3 - 4
7
Jornada 2
7 - 5
1 - 4
2 - 3
6
Jornada 3
6 - 4
7 - 3
1 – 2
5
Jornada 4
5 - 3
6 - 2
7 – 1
4
Jornada 5
4 - 2
5 - 1
6 - 7
3
Jornada 6
3 - 1
4 - 7
5 – 6
2
Jornada 7
2 - 7
3 - 6
4 - 5
1

VENCEDOR: RODRIGO CÂNDIDO (Mealhada)


SINGULARES Masculinos GRUPO B (Iniciado e Infantins B)
Resultados
Participantes
Escalão
J1
J2
J3
J4
J5
J6
J7
Vitórias/
Derrotas
Daniel Afonso (Vouzela)
Infantil
B
1

2
3
3
1
0
3
X
3/3
João Pereira (Vouzela)
Iniciado
2

1
1
0
1
0
X
0
0/6
Gabriel Tavares (Vouzela)
Iniciado
3

1
3
0
0
X
0
0
1/5
Paulo Félix
(Oliveira)
Iniciado
4

3
1
3
X
3
0
0
3/3
Leonardo Santos (ESAP)
Iniciado
5

3
1
X
3
3
3
3
5/1
Miguel Lemos
(ESAP)
Iniciado
6

3
X
0
3
2
1
3
3/3
Rafael Simões (Mealhada)
Iniciado
7

X
3
3
3
3
3
3
6/0

Jogos

Jogos
Folga
Jornada 1
1 - 6
2 - 5
3 - 4
7
Jornada 2
7 - 5
1 - 4
2 - 3
6
Jornada 3
6 - 4
7 - 3
1 – 2
5
Jornada 4
5 - 3
6 - 2
7 – 1
4
Jornada 5
4 - 2
5 - 1
6 - 7
3
Jornada 6
3 - 1
4 - 7
5 – 6
2
Jornada 7
2 - 7
3 - 6
4 - 5
1

VENCEDOR:  RAFAEL SIMÕES (Mealhada)



SINGULARES Masculinos  (Júnior, Juvenis e Infantil A)
Participantes
Escalão
J1
J2
J3
J4
J5
J6
J7
Vitórias/
Derrotas
Luís Rodrigues (Vouzela)
Júnior
1

3
3
0
0
3
0
X
3/3
Diogo Quintas
 (ESAP)
Juvenil
2

3
3
3
3
3
X
2
5/1
Dorin Bossi
(Oliveira)
Juvenil
3

3
0
0
3
X
3
3
4/2
Rafael Carreira (Vouzela)
Juvenil
4

0
0
3
X
0
0
3
2/4
André Luís
(Vouzela)
Juvenil
5

0
0
X
0
0
3
2
1/5
André Tavares
(Vouzela)
Juvenil
6

0
X
1
1
0
1
1
0/6
Claúdio Almeida (ESAP)
Infantil
A
7

X
3
3
3
3
3
3
6/0

Jogos

Jogos
Folga
Jornada 1
1 - 6
2 - 5
3 - 4
7
Jornada 2
7 - 5
1 - 4
2 - 3
6
Jornada 3
6 - 4
7 - 3
1 – 2
5
Jornada 4
5 - 3
6 - 2
7 – 1
4
Jornada 5
4 - 2
5 - 1
6 - 7
3
Jornada 6
3 - 1
4 - 7
5 – 6
2
Jornada 7
2 - 7
3 - 6
4 - 5
1

VENCEDOR: CLAÚDIO ALMEIDA (ESAP)



FEMININO
SINGULARES Femininos Grupo A (Iniciados e juvenis)
Nº Participante
Escalão
Nome
1
Iniciada
Liliana Lima
(Vouzela)
2
Iniciada
Leonor Ferreira (Vouzela)
3
Iniciada
Mafalda Trindade
(ESAP)
4
Juvenil
Vanessa Almeida
(Vouzela)



Jogos

Aluna
Aluna
Score final
Jogo 1
1
2
0 – 4

Jogo 2
3
4

4 – 3
Jogo 3
1
3
1 – 4

Jogo 4
2
4

4 – 2
Jogo 5
1
4
0 – 4

Jogo 6
2
3
1 – 4


VENCEDORA: MAFALDA  TRINDADE (ESAP)


SINGULARES Femininos Grupo B (Iniciados e juvenis)
Nº Participante
Escalão
Nome
1
Juvenil
Laura Silva
(ESAP)
2
Iniciada
Marta Simões
(ESAP)
3
Juvenil
Ana Madeira
(Vouzela)


Jogos

Aluna
Aluna
Score final
Jogo 1
1
3
4 – 0

Jogo 2
1
2

4 - 0
Jogo 3
2
3
4 - 1



VENCEDORA: LAURA SILVA (ESAP)

Estejam atentos porque a próxima concentração está agendada para 18 de março na Mealhada.
Até lá, aqui ficam algumas curiosidades acerca desta linda modalidade.

Sabias que…
A mais longa partida de ténis durou três dias, realizado em junho de 2010. Foram mais de 11 horas de disputa entre o americano John Isner e o francês Nicolas Mahut, no Torneio de Wimbledon. Isner venceu no quinto set com o resultado de 70 a 68. Além de quebrar o recorde de partida mais longa, o jogo também se consagrou como o de maior quantidade de aces (serviços em que o adversário não devolve a bola), maior quantidade de jogos numa só partida e de set mais longo.
E ainda…

Uma bola lançada por um jogador de ténis pode atingir a velocidade de 200 km/h!



____________________________________

Ténis - Professores em formação

Os professores de Educação Física das Escolas Adolfo Portela, EB 2/3 de Valongo do Vouga e Instituto Duarte Lemos frequentaram uma ação de formação no âmbito do programa "Play and Stay", em parceria com o Clube de Ténis de Águeda e a Federação Portuguesa de Ténis. 
A iniciativa tem por objetivo a formação dos professores nesta modalidade para a sua lecionação nas aulas curriculares,  a promoção do Ténis nas escolas e a captação de alunos para a prática desta modalidade desportiva.




Consulte aqui o calendário competitivo 2014/2015


____________________________________



TÉNIS - Torneio de Encerramento

Ténis em final de época…
Realizou-se no passado dia 13 de maio, o Torneio de Encerramento de Ténis.
Este evento pretendeu marcar o final da época desportiva para o Ténis Escolar tendo como principal objetivo o convívio entre as Escolas envolvidas.
Realizado no Clube de Ténis de Águeda, com o qual a ESAP mantém excelentes relações, este torneio contou com a presença de 33 alunos de 4 escolas: ESAP, Secundária da Mealhada, Secundária de Vouzela e Agrupamento de Escolas de Vouzela.

PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES... E ATÉ PARA O ANO...




____________________________________



TÉNIS DA ESAP, VICE-CAMPEÃO REGIONAL DA REGIÃO CENTRO

Ténis da ESAP ao melhor nível…
Castelo Branco foi o local escolhido para a realização do Campeonato Regional de Ténis.
Sábado, dia 3 de maio, 6:00 – Lá foi a Malta a caminho de mais uma fantástica aventura do Desporto Escolar da ESAP.
Chegados a Castelo Branco, facilmente percebemos que iria ser uma jornada desportiva bem quentinha. A ver pela forma como o sol aquecia…
Ao longo de todo o dia, os nossos alunos defrontaram escolas dos distritos de Coimbra, Viseu e Leiria num total de 12 jogos, demonstrando um excelente empenho e dedicação, alcançando um brilhante 2º lugar. Os alunos que tão distintamente representaram a ESAP foram a Laura Silva (9ºB), Rodrigo Almeida (8ºB) e Gonçalo Folhas (7ºD).
Saliente-se que sendo este o primeiro ano da modalidade na nossa Escola, este é um magnífico resultado.
Mas ainda há mais… No próximo dia 13 de maio, terça-feira, vai decorrer no Clube de Ténis de Águeda, o Torneio de Encerramento que conta com Escolas da Mealhada, Oliveira de Frades e Vouzela.

SABIAS QUE…
Em 1583, surge a primeira raquete com encordoamento vertical, como as de hoje…
A raquete de 1930 é apresentada com um novo desenho. Os minúsculos quadrados do encordoamento multiplicam-se, inspiração retirada dos instrumentos musicais italianos.




____________________________________


ESAP apurada para 

 Campeonato Regional de Ténis
2ª Concentração



Realizou-se no passado dia 24 de Abril a segunda concentração de Ténis – Desporto Escolar - na Mealhada - Luso.
Devido à persistência da chuva, esta atividade teve que se repartir pela Escola Secundária da Mealhada e pelo Pavilhão Desportivo do Luso.
Com a presença de 10 alunos da ESAP e 15 da Escola Secundária da Mealhada, verificaram-se mais uma vez exibições com bons pormenores técnicos, evidenciando este facto, uma franca evolução na prestação desportiva dos nossos alunos, resultado do excelente trabalho que tem vindo a ser realizado.

Quanto a resultados convém destacar mais uma vez a excelente prestação dos alunos Laura Silva, do 9ºB, Rodrigo Almeida, do 8ºB, Gonçalo Folhas, do 7ºD e Leonardo Santos, do 7ºD. De referir que os três primeiros alunos referenciados ficaram apurados para o Campeonato Regional de Ténis – Equipas, a realizar já no próximo sábado, dia 3 de maio, em Castelo Branco.



____________________________________


1ª Concentração de Ténis

O Ténis na ESAP
Decorreu no passado dia 7 de Março a 1ª concentração de Ténis – Desporto Escolar na ESAP. 
Esta atividade realizou-se no Clube de Ténis de Águeda, com o qual a nossa escola estabeleceu um protocolo de cooperação no sentido de promover e dinamizar o Ténis na nossa escola.
Com a presença de 22 alunos da ESAP e 10 da Escola Secundária da Mealhada, este evento teve ainda a agradável visita do Dr Rui Marques, Presidente da Associação de Ténis de Aveiro.
Apesar de se tratar duma modalidade ainda em iniciação na nossa escola, os alunos demostraram bons desempenhos, revelando sinais de franca evolução.
Quanto a resultados convém destacar a excelente prestação da Laura Silva – 9ºB; Rodrigo Almeida- 8ºB e Leonardo Santos – 7ºD.

Sabias que…
O Ténis teve origem no século XIX, na Inglaterra. Porém, muitos historiadores acreditam que a origem do desporto data o século XII, na França, contudo usava-se a mão para bater na bola.
E ainda…
Os tenistas profissionais são aqueles que competem nos torneios oficiais de ténis, contabilizando pontos para os rankings masculino e feminino. Atualmente existem vários tenistas de alto nível jogando, podendo citar Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic, Andy Murray, Victoria Azarenka, Caroline Wozniacki, Serena Williams, Venus Williams e Maria Sharapova.
Os tenistas que obtiveram grandes resultados na sua carreira costumam ser indicados ao International Tennis Hall of Fame.



1ª Concentração de TÉNIS - RESULTADOS


PARES MISTOS
PARTICIPANTES
Rodrigo Almeida /
Laura Silva (ESAP)
Ivo Ferreira /
Inês Neves (Mealhada)

Jogo único
Alunos
Escalão
Alunos
Escalão
1ºset
2ºset
Score final
Rodrigo Almeida / Laura Silva (ESAP)
Iniciados
Ivo Ferreira / Inês Neves (Mealhada)
Júnior
e
Iniciada
4-0
4-0
2-0
VENCEDORES: Rodrigo Almeida/Laura Silva (ESAP)




SINGULARES Masculinos (Iniciado e Júnior)
PARTICIPANTES
Rodrigo Almeida (ESAP)
Ivo Ferreira (Mealhada)

Jogo único
Aluno
Escalão
Aluno
Escalão
1ºset
2ºset
Score final
Rodrigo Almeida (ESAP)
Iniciado
Ivo Ferreira (Mealhada)
Junior
4-0
4-0
2-0
VENCEDOR: Rodrigo Almeida (ESAP)




SINGULARES Masculinos (Iniciado e Infantil B)
PARTICIPANTES
Gonçalo Folhas (ESAP)
Leonardo Santos (ESAP)
Diogo Tomé
(Mealhada)
Miguel Lemos (ESAP)

Jogos

Aluno
Escalão
Aluno
Escalão
1º set
2º set
3º set
Score final
Jogo 1
Gonçalo Folhas (ESAP)
Infantil B
Leonardo Santos (ESAP)
Infantil B
4-1
1-4
0-4
1-2
Jogo 2
Miguel Lemos (ESAP)
Iniciado
Diogo Tomé
(Mealhada)
Infantil B
4-0
4-0
-
2-0
Jogo 3
Gonçalo Folhas (ESAP)
Infantil B
Diogo Tomé
(Mealhada)
Infantil B
4-0
4-0
-
2-0
Jogo 4
Miguel Lemos (ESAP)
Iniciado
Leonardo Santos (ESAP)
Infantil B
1-4
0-4
-
0-2
Jogo 5
Gonçalo Folhas (ESAP)
Infantil B
Miguel Lemos (ESAP)
Iniciado
4-3
3-4
4-0
2-1
Jogo 6
Diogo Tomé
(Mealhada)
Infantil B
Leonardo Santos (ESAP)
Infantil B
0-4
0-4
-
0-2
VENCEDOR: Leonardo Santos (ESAP)





SINGULARES Femininos (Iniciados)
PARTICIPANTES
Laura Silva
(ESAP)
Inês Neves (Mealhada)
Carolina Barge (ESAP)

Jogos

Aluna
Aluna
1º set
2º set
3º set
Score final
Jogo 1
Inês Neves (Mealhada)
Carolina Barge (ESAP)
4-1
4-2
-
2-0
Jogo 2
Carolina Barge (ESAP)
Laura Silva
(ESAP)
0-4
0-4
-
0-2
Jogo 3
Laura Silva
(ESAP)
Inês Neves (Mealhada)
4-0
4-0
-
2-0

VENCEDORA: Laura Silva (ESAP)



Escolas participantes na fase local
Escola Secundária Adolfo Portela
Escola Secundária da Mealhada

Calendário competitivo fase local